Entre em contato com nossa equipe através do (17) 3322-4000

Dicas Para Viagens

Dicas para viagens

A mala passo-a-passo

- Coloque as meias dentro dos sapatos para economizar espaço. Cada par de sapatos deve ser colocado em um saco de flanela ou de plástico.

- A segunda camada deve ser de calças e saias, o menos dobradas possível. Nos cantos e pequenos buracos, coloque roupas e acessórios miúdos, como peças íntimas e cintos. As roupas devem formar camadas uniformes para deixar as superfícies retas, preparadas para receber o que não pode amassar.

- Por último, coloque as camisas e os vestidos. As camisas devem ficar dobradas. Coloque-as de forma que uma gola não fique em cima da outra. Gravatas devem ser dobradas apenas uma vez e colocadas na diagonal dentro da mala.

- Quanto ao tipo de roupa, dê preferência às calças, casacos, bermudas e saias que combinem entre si. Use cores sóbrias para as peças básicas, deixando as cores vivas para os acessórios como gravatas, camisetas, lenços, que ocupam pouco espaço na mala e ajudam a mudar a cara da roupa. Aprenda isso: quando mais você viajar, menor será a sua mala.

Leve com você

- Roupas em tons de preto, cinza, marrom, cáqui e branco, tons fáceis de combinar.

- Peças leves e coloridas para renovar o visual, como coletes, camisetas, lenços, cintos e gravatas.

- Xampus, cremes e perfumes em frascos pequenos.

- Um par de sapatos confortável ou tênis para caminhadas.

- Leve seu óculos reserva como precaução.

Deixe em casa

O segundo casaco
Por mais frio que esteja, você só conseguirá usar um de cada vez.

O terceiro par de sapatos
Um par esportivo e um social, em cores básicas, são suficientes.

Roupas extravagantes
Esqueça as que só combinem com elas mesmas.

O segundo terno
A menos que você tenha vários compromissos profissionais.

Ferro de passar
Caso o hotel não tenha, coloque a roupa em um cabide dentro do banheiro, na hora do banho. O vapor do chuveiro ajuda a desamassar a roupa.

Livros e guias muito pesados
Leve só o que for precisar.

Viajando com Crianças

Cheque o documento das Crianças
Em ônibus, exige-se autorização judicial dos menores de 12 anos, sem os pais.
Os pais devem apresentar a documentação original da criança (RG ou certidão de nascimento), junto a sua, no ato do embarque.

Não esqueça a farmacinha
Tenha sempre com você termômetro, curativos tipo Band-Aid, faze, esparadrapo, anti-térmicos e analgésicos, protetor solar, repelente de insetos e medicamentos recomendados pelo pediatra.

Inclua um pouco de diversão
Não impeça que a criança leve seu brinquedo ou livro preferido. Evite brinquedos barulhentos para não incomodar os vizinhos.

Carregue o casaquinho mágico
Mesmo que estiver indo para um local de clima quente, coloque um agasalho na sua bagagem de mão, para o caso de a temperatura mudar repentinamente.

Lembre-se de ter sempre a mão
Água mineral, mamadeira, chupeta e uma roupa para uma troca rápida.

Viagens longas. Movimente-se!

Cuidados com as pernas
Com a chegada das férias é muito comum as pessoas se deslocarem de sua cidade para visitar amigos e parentes ou mesmo para conhecer outras culturas. E mais comum ainda são estas mesmas pessoas reclamarem de dores nas pernas uma vez que a mesma posição durante todo trajeto prejudica a circulação deixando principalmente os membros inferiores inchados. No verão o problema fica mais intenso, pois o calor propicia a formação de edemas. Portanto o cuidado com as pernas é essencial e aqui vão dicas para ajudar:

- Faça movimentos de sobe-desce com os pés, assim movimentando os tornozelos, estimulando o funcionamento da panturrilha e bombeando o sangue de volta ao coração.
- Evite roupas apertadas e incômodas, elas prejudicam a boa circulação.
- Ingerir muito líquido e evitar bebidas alcoólicas, pois elas causam desidratação.
- Procure descer em todas as paradas, isso ajuda muito na movimentação, além do mais, procure sentar da melhor forma possível, que incomode menos.

O que comer e beber nas estradas?

O que comer?
- Prefira alimentos energéticos como barras de cereais e chocolate.
- Evite alimentos pesados e de difícil digestão.
- Evite frituras e dê preferência a lanches naturais ou assados.
- Pode optar por iogurtes, sucos e vitaminas.
- Se for fazer refeições completas, coma bastante salada.

O que beber?
- Beba muita água. De preferência a mineral com gás. Evita que corra o risco de pegar uma garrafa re-envasada. Prefira as minerais de marcas conhecidas.
- Energéticos são bons, mas sempre depois que se alimentar. Fazer isso em jejum não é legal.
- Junto com a água, beba também Gatorade. Hidratação é fundamental nas viagens.

Roupas e Calçados Adequados

O ônibus é o meio de transporte que maior liberdade proporciona a seus usuários. Por essa característica, dispensa roupas formais e sugere trajes leves e bem simples. Pelas condições de clima do Brasil, bermudas, camiseta e tênis são peças indispensáveis. Sapatos sociais e principalmente de saltos altos, devem ser evitados.

Ambiente comunitário

A comunicação é importante, especialmente em viagens mais longas. Fatalmente surgirá a oportunidade de um diálogo com quem estiver no banco ao lado. Mas, se deve avaliar se a pessoa está disposta a conversar e evitar que os excessos provoquem constrangimentos. Talvez ela prefira uma leitura ou, até, aproveitar o tempo para reparar noites mal dormidas. Fumar, nem pensar. É proibido.
Passageiros acompanhados de crianças devem procurar amenizar eventuais exageros, como falar alto, bater no encosto do banco da frente, se dirigir aos passageiros. Aparelhos de som precisam ser evitados, a menos que seja walkman, que possui fone de ouvido. Também é imprescindível permanecer sentado, principalmente crianças. Os corredores dos ônibus são espaçosos e os bancos possuem revestimento para absorção de choques, mas a viagem não está livre de uma frenagem brusca. 
A leitura (livro, revista ou jornal) deve ser lembrada, embora algumas pessoas não consigam fixar os olhos nas letras com o veículo em movimento. Palavras cruzadas costumam ser excelentes companheiras. Todos os nosso ônibus possuem iluminação direcional, para permitir a leitura durante a noite.
Outra atenção envolve a bagagem de mão. Somente pequenos volumes contendo o que for necessário para a viagem devem ser levados para o interior do ônibus. Para as malas há o bagageiro, com amplo espaço. Dessa forma, a movimentação pelo corredor fica mais confortável, sem causar aborrecimentos aos outros viajantes.
Atenção especial deve ser tomada para o uso do sanitário e a sua higiene. É recomendável deixar o ambiente do jeito que gostaria de encontrar. Para isso, bastam pequenos cuidados. A mesma orientação vale para o serviço de água disponível a bordo. Copos e frascos utilizados devem ser colocados no cesto de lixo ou no recipiente de descartáveis, assim como embalagens de alimentos e outros papéis.